sabato 13 gennaio 2018

Partir de pe. Manuele Modena



Era o dia 7 de novembro... Naquele dia o aeroporto de Verona pegou um susto, invadido como foi por um bando de 7 pessoas, que estavam partindo para o Moçambique, acompanhados por familiares, amigos e colegas padres. Os sete eram os quatro novos missionários, que a diocese de Verona enviava para a missão de Namahaca no Moçambique: duas leigas, Michela e Arianna, mais dois padres, pe. Francisco e pe. Manuel. Os acompanhavam os responsáveis diocesanos: o vigário geral pe. Roberto, o diretor do Centro Missionário pe. Giuseppe e a responsável da congregação das irmãs da Sagrada Família irmã Narcisa.
Mesmo com a chuva que fora começava cair, todos estavam animados e alegres.
Verona, Francoforte, Joanesburgo, Nampula... Com a viagem tudo deu certo e, no início da tarde do dia seguinte, estávamos pisando o chão moçambicano no aeroporto de Nampula, onde estavam a nossa espera pe. Alessio e irmã Giulia.
Mas ainda não era tempo para chegar ao nosso destino... Naquela primeira tarde em chão africano tivemos a alegria de encontrar outros missionários veronenses, que trabalham na província de Nampula.
Foi só o dia depois, 9 de novembro, que com o sol do meio dia chegamos naquela que aos poucos ia se tornar a nossa casa.
Partimos às 7:00 horas da manhã... Rápido o nosso carro engoliu os 180 quilômetros para chegar em Nacala. Cruza a esquerda o caminho para Nacala a Velha. Passa pelo corta mato. 40 quilômetros de estrada de chão cheia de poeira... E assim chegamos!
Às portas da missão nos aguardavam irmã Ducilene e irmã Maria para nos dar as boas-vindas, junto com as meninas do lar, que nos acolheram em festa cheias de alegria.

Em português, minha segunda língua, antes no amado Brasil, agora no cativante Moçambique, o verbo 'partir' tem dois significados (assim não é em italiano): é o verbo do início de uma viagem, de uma nova experiência, mas é também o verbo da partilha, da doação: na oração eucarística o gesto de Jesus ao oferecer o pão aos seus discípulos é expresso com o verbo 'partir'.
Nós partimos! Partidos da Itália, queremos partir dia a dia a nossa vida, assim como ensina Jesus, com os irmãos e as irmãs que aqui encontramos, que Jesus nos enviou a servir, partilhando um trecho de caminho, partindo o pão da Palavra e da Eucaristia, assim como aquele da educação, da formação, do desenvolvimento...
Queridos amigos, nos ajudem a partir a cada dia. 
Mas também vocês não fiquem parados, não se fechem em si mesmos... mas partam -partamos juntos- para a mais bela das aventuras, que é aquela do dom de si mesmo.

Nessun commento:

Posta un commento

SANTA MESSA DE AGRADECIMENTO PELO SERVIÇO MISSIONARIO DAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Domenica 22 novembre 2020, ci siamo radunati per salutare suor Ducilene e suor Maria Inês. L’abbiamo fatto celebrando la Santa Messa di ring...