mercoledì 7 marzo 2018

Início do Lar


Namahaca, 04/02/2018

O Lar deu-se o início no dia 28 de Janeiro de 2018. As meninas dos anos anteriores chegaram com entusiasmo para dar continuidade a convivência no Lar e as novas na expectativa do conhecimento da nova realidade e novos ambientes.


A mamã Belinha, a mama responsavel do lar, tem uma tarefa muito importante, sobretudo no início, porque rapresenta o ponto de referimento para as novas e para o bom funcionamento do Lar. As atividades principais deste momento se referem ao ensino da língua portuguesa porque a maioria das novas meninas falam só a ligua local, o macua. Além disso, a mamã responsavel acompanha-as
nos trabalhos e no conhecimento das regras do lar.


Durante estes dias as meninas já iniciaram a se entrosar entre elas: as “velhas” cuidam das “novinhas” e ajudam-lhes nos trabalhos, no estudo inicial da língua portuguesa e, simplemente, na vida comunitaria do Lar. É importante crear um ambiente de amizade e de confiança para se tornar um clima familiar e de ajuda mútua.

Quando chegamos no lar é bonito ver os pequenos grupos reunidos com os livros nas mãos para o treinamento da leitura e, assim, uma colabora com a outra no desenvolvimento pessoal e comunitário. Um dos aspectos mais importante é a vida do grupo: as meninas aprendem partilhar, ficar juntos, ajudar-se, respeitar-se e ter uma boa convivência entre elas.


Até a pouco vão iniciar outras atividades como a catequese da segunda e terceira etapa e a ajuda escolar que terá-se cada dia na tarde.

Os objectivos principais deste início se ocuperão principalmente de criar um clima positivo e de estimular à vida de grupo; do respeitao dos horários, da partecipação ao trabalhos e da cuida da hígiene; do aprendizagem e renforço da língua portuguesa.






Nessun commento:

Posta un commento

Alcune foto dalla missione